Comandante Maurício Coutinho Dutra, homem de Muita cultura e politicamente ativo.
Com o agravamento da política governamental em 1964, o Comandante refugiou-se na região central do então estado de Mato Grosso, próximo ao Rio Correntes, município de Pedro Gomes, tornando-se proprietário de muitos hectares de terra e assim chegou à região que hoje é o município de Sonora, onde resolveu montar uma usina para produção de álcool combustível. Em torno da usina surgiu um povoado com ocupação de migrantes nordestinos, paulistas e sulistas que vinham trabalhar na lavoura de cana – de – açúcar e na indústria de álcool.
Em Sonora o Comandante teve relevante papel social e cultural, por sua ativa participação foi homenageado, nomeando a única Escola Estadual do município, criada em 1981, que anteriormente pertencia ao município de Pedro Gomes e era denominada Escola Rural Municipal de Pedro Gomes.
Hoje a Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra atende cerca de 1.269 alunos do Ensino Fundamental, Médio e Curso de Educação de Jovens e Adultos nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário