quarta-feira, 6 de maio de 2009

PRODUÇÃO TEXTUAL: GÊNERO POESIA

Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra

Professora: Maria Margarete Vieira Faquin

Disciplina: Língua Portuguesa Série: 9º A / B matutino

Objetivo: O determinado gênero textual é apresentado para levantar em consideração os conhecimentos prévios do aluno, verificar como desenvolveu a proposta e se atingiu o objetivo da produção.




A paz é o Fruto da Justiça
De uma justiça social
Que vive a sociedade
Nesse tempo especial
Querendo evitar toda maldade
Para que todos sejam visto iguais perante a lei
Justiça é dar a cada um o que é seu
Se fosse feita sem dar o nome do réu,
Não sendo embora perfeita,
Faria andar mais direita
A vida de quem sofreu
Sabendo quando me exponho
As críticas discordantes
Não abro mão do meu sonho
Falo o certo
Acuso apenas tratante
Um mundo melhor é o que esperamos
Justiça é o que colocamos.

Autora: Andreza da Silva de Jesus - Série: 9º B - matutino

A paz é o Fruto da Justiça
Meus pais falavam que eu
Deveria me casar, porque moça
Bonita e solteira em casa
Fica falada, mas agora

que casei eu sofro muito,
Pois o meu marido é bruto,
Eu não consigo viver em paz
Mais quem não o conhece diz que é um bom rapaz.

Penso em fugir sumir de casa, mas
Se eu fizer isso ele diz que me mata
Já tentei ir embora de casa,
Mas quando ele soube fui espancada.

Queria viver a vida, ser feliz ir pra balada
Mal depois que casei
Vivo trancafiada sem nenhuma liberdade.

Eu ainda vou fugir e pretendo ser muito feliz
Curtir a vida enquanto há tempo
Pra não continuar sofrendo, prefiro refletir o que fez!!!

Autora: Kéturi Alessandre Série: 9º Turma: B – matutino

A paz é o Fruto da Justiça
A humanidade exige paz aos governantes
Os poderosos querem guerra pela
Ambição e poder
A humanidade implora pela justiça
No entanto recebe a injustiça
Os carentes querem segurança,
Mas só desfrutam da violência
Nas ruas, nos presídios, tiroteios;
E até mesmo em casa.
Os povos precisam de igualdade social,
Mas o que lhe és tirano
Dia a dia com impostos
Os seres humanos necessitam de paz
Mais só recebemos guerra,
Injustiça, insegurança e desigualdade social.
Até quando temos que suportar isso?
Essa dor na humanidade, essa mancha;
Que se espalha na alma de geração em geração?
Ó paz vem nos encontrar, pois tu és o fruto da justiça,
Que nossa gente necessita!

Autora: Natalia da Costa Oliveira Série: 9º Turma: B - matutino

A paz é o Fruto da Justiça
Violência contra a mulher: Se tu me amas
Se tu me amas,
Por que me machuca?
Se tu me amas,
Por que me fere tanto?

Se tu me amas,
Por que me decepciona?
Se tu me amas,
Prove que isso é amor!!

Pois o amor faz bem,
É calmo,
O amor tudo espera,
Tudo suporta, tudo supera.

O amor é paciente,
Não é avassalador,
Se tu me amas
Confesse você mesmo
Isso não é amor!!!

Autora: Hellen Cristina Ferreira Lima Série: 9º B Turma - matutino

A paz é o Fruto da Justiça
De justiça na sociedade,
No tempo de quaresma,
Não é tempo de maldade,
Vamos buscar a necessidade,
De justiça e solidariedade.

Nesse mundo de maldade,
Vamos todos lutarmos por mais,
Justiça em nossa sociedade.

A justiça é a paz é o respeito,
Pelos direitos humanos.
A paz é a verdade da fraternidade,
Que traz a paz e a segurança em
Nossa sociedade.

Autora: Rayane Cristina C. Oliveira Série: 9º Turma: A - matutino

A paz é o Fruto da Justiça
Paz e Justiça: um Completando o Outro
Não existe paz sem justiça
E nem justiça sem paz,
Uma é a base da outra
Para que se tenha justiça
É preciso ter
Leis a serem respeitadas,
Governadores de respeito, que não sejam corruptos,
Respeito entre todos...
Para que haja paz
É preciso
Não haver violência, guerras,
Não ter preconceito,
E nem desigualdade
Entre ricos e pobres,
Pois todos nós somos iguais,
“fruto da mesma árvore”,
A mesma espécie, portanto,
Somos todos filhos de Deus.

Nome: Isabela Lopes dos Santos Série: 9º Turma: A - matutino

A paz é o Fruto da Justiça
Paz e fraternidade,
Ensina a sociedade
A viver sem maldade,
É o tempo da quaresma
Justiça e solidariedade.

A paz traz liberdade,
E justiça a sociedade,
Lutaremos para no fim,
Vivermos em fraternidade,
É mais uma necessidade...

Para acabar com a desigualdade,
É preciso que a sociedade,
Dê continuidade,
A justiça social,
Nesse tempo especial,
É preciso criatividade,
E a união da humanidade.

Nome: Andréia M. da Silva Série: 9º Turma: A - matutino

A Paz
O poder da paz
É mais forte que um touro
Mais nutritivo do que comida
Mais resistente do que couro.

Mas, para fluir a paz em si
É preciso muito mais do que querê-la
É preciso lutar por ela
Mas não de jeito agressivo
Então seria guerra
É preciso a justiça para
Então consegui-la.
Autor: Anderson da Cunha Serafim Série: 9º Turma:A -matutino

A paz é o Fruto da Justiça
A paz é fruto do Amor,
Se você cultiva uma amizade,
Sempre terá Amor, Carinho e paz

A paz faz parte de você,
Pois a vida está em Harmonia,
Quando se tem Justiça em um país livre,
Assim ela nos fará companhia.

A justiça tem caminho diverso,
Cega ela se faz,
Nem sempre ela nos favorece,
Mas seu fruto tende ser a Paz.

A justiça tem seu longo caminho,
A Paz tem sua eternidade,
A vida sua plenitude,
Frutos de fraternidade e amizade.

Autor: Robson Série: 9º Turma: A - matutino

A paz é o Fruto da Justiça
Eu quero paz e alegria
Não quero sair na rua
Com marcas de sofrimento e agonia
Quero viver em paz
Quero cantar
Sorrir e gritar para que todos
Saibam que sou livre
Quero dizer o seguinte
“O cravo brigou com a Rosa”
Mais isso não dá cantiga
Isso dá é cadeia!
Mas também dizer
Que a paz é o fruto da Justiça...

Ada Gabriela Cardoso Luz Série: 9º Turma: B – matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores